Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Quental Biológico
Quental Biológico
  • Produtos de Agricultura Biológica, a pensar na sua saúde e no ambiente. Rua Antero de Quental, 218 | Coimbra | Horário: Seg. a Sex. 11/14 - 16/19 | Sáb. 11/13 | 964197770 quentalbiologico@sapo.pt
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Publicité
Derniers commentaires
9 octobre 2007

Mercadinho no Botânico em Coimbra O Mercadinho

162509_b

Mercadinho no Botânico em Coimbra

O Mercadinho Biológico foi fundado pelo Quental Biológico, com os seus produtos de agricultura biológica, em colaboração com o Departamento de Botânica e  alguns produtores locais no longínquo Maio de 2004.

É uma iniciativa de apoio e promoção da agricultura sustentável (com destaque para a agricultura ecológica) como forma de produzir alimentos saudáveis sem prejudicar o meio ambiente. No Mercadinho pode encontrar produtos hortícolas e frutas da época assim como alguns produtos transformados.

São sabores autênticos, sem químicos ou pesticidas, num espaço que desperta os sentidos - ou não se tratasse de um dos mais notáveis jardins botânicos da Europa.

As barraquinhas, sob a folhagem das grandes árvores, exibem os mais frescos produtos hortícolas da época, bem como compotas, pão, ervas medicinais e produtos transformados como sumos e esparguete.

A iniciativa pretende, entre outras coisas, alertar para a necessidade de preservar a natureza e a saúde de todos com a prática de uma agricultura sustentável. Às 10.00, começa a azáfama. É necessário montar as mesas, alinhá-las, expor os alimentos. Com um número de vendedores que varia mediante a época do ano e a existência de produtos que o justifiquem. O espaço pretende "incutir nos consumidores uma maior consciência ambiental, o que está a acontecer lentamente, visto estarem ainda muito virados para a agricultura convencional", afirma Ambra Sedlmayr, que trabalha neste projecto junto do Departamento de Botânica da Universidade de Coimbra, "entidade que disponibilizou o espaço no jardim para actividades de agricultura biológica". Os frequentadores assumem que "a feira compensa pelo concentrado de sabor dos alimentos".

Esta iniciativa pretende, entre outras coisas, alertar para a necessidade de preservar a natureza e a saúde de todos com a prática de uma agricultura sustentável. Pretende-se também incutir nos consumidores uma maior consciência ambiental.

Em resumo o Mercadinho do Botânico de Coimbra é uma feira bimensal ( segunda e quarta semana de cada mês) que visa promover a agricultura sustentável - incluindo a agricultura biológica - assim como hábitos de consumo sustentáveis.

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité